BLOG

Sopa de letrinhas do DNA Por Bianca Leal   A-T, G-C. Do Ensino Médio à Pós-Graduação nos acostumamos com essas bases nitrogenadas: …

Pesquisadores estão explorando o potencial das proteínas motoras celulares, como o sistema actina-miosina, para a criação de sistemas biomecânicos portáteis altamente sensíveis em concentrações nano e picomolares. Esses sistemas têm aplicabilidade significativa em diagnósticos e pesquisas devido à coincidência com as concentrações de moléculas de sinalização no corpo humano. Recentemente, um estudo propôs o uso desse sistema para detectar a proteína estreptavidina em concentrações extremamente baixas. Essa inovação promete revolucionar os testes diagnósticos, tornando-os mais acessíveis e eficazes. No entanto, há desafios a superar, como a perda de filamentos de actina nas zonas de captura. A pesquisa nessa área exige colaboração interdisciplinar e oferece oportunidades para melhorias contínuas e aplicações comerciais.

Descubra o IdeaReal, um laboratório aberto e espaço maker para experimentos científicos e colaboração com a comunidade. Aqui, você pode soltar sua criatividade, explorar tecnologias e ferramentas eletrônicas, analógicas e biológicas. Os espaços makers permitem que entusiastas de ciência e tecnologia inovem e aprendam juntos. No IdeaReal, você pode realizar experimentos inusitados, como observar sua própria saliva no microscópio ou comparar colônias de bactérias para analisar a efetividade das máscaras. Além disso, o IdeaReal é um ambiente colaborativo onde pessoas se reúnem para desenvolver projetos e trocar experiências. Se você é apaixonado por biologia, pode explorar seus interesses e aprimorar suas habilidades com a orientação de especialistas e o apoio da comunidade. O IdeaReal também combina as características dos espaços makers com a infraestrutura de um laboratório de biologia, permitindo o desenvolvimento e teste de equipamentos. Os projetos DIY ganham vida aqui, enquanto você aprende e cria ao lado de outros entusiastas. Venha para o IdeaReal e embarque em uma jornada de descobertas, onde sua imaginação não tem limites e a ciência ganha vida através da colaboração. Visite-nos e transforme suas ideias em realidade. A ciência espera por você nesse laboratório aberto, onde a imaginação se torna prática.

De cunho interdisciplinar, a biologia sintética envolve a construção de novos componentes biológicos e o re-design de sistemas biológicos naturais, o que …

Como você deve ter visto no nosso post anterior, “História da Biologia Sintética – O início”, a biologia sintética vem percorrendo um …

Você provavelmente deve ter se perguntado, em algum momento, de onde surgiu a biologia sintética como a conhecemos hoje. Vamos pelo começo:O …

Oi!!! Temos o prazer de anunciar que a partir de agora teremos textos a cada duas semanas sobre assuntos relacionados à biologia …

Resumo O texto fala sobre Rosalind Elsie Franklin, uma cientista cuja contribuição foi crucial para a descoberta da estrutura do DNA, mas …