Alimentos Transgênicos

Os alimentos transgênicos são, basicamente, organismos que receberam parte de um material genético (DNA) de outra espécie. Isso significa que o organismo passou a um status de geneticamente modificado a partir do momento que houve a introdução do DNA de outro organismo no seu DNA original. O primeiro alimento geneticamente modificado surgiu no mercado há quase 30 anos, na Califórnia. Esse alimento era o tomate FLAVR-SAVR, modificado pela empresa Calgene para retardar o seu amadurecimento pós-colheita.

O principal objetivo em desenvolver alimentos transgênicos está ligado ao aumento da produtividade, já que a maior parte deles apresenta alguma característica que confere, em sua maioria, algum tipo de resistência. Os exemplos mais clássicos de alimentos transgênicos são a soja e o milho. A soja transgênica foi modificada em meados de 1997, quando recebeu o genes de uma bactéria que era resistente à herbicidas que matam ervas daninhas. A partir dessa adição de material genético, a plantação de soja passou a reduzir suas perdas em colheitas que usavam esse tipo de herbicida, aumentando a sua produtividade. Já o milho, foi contemplado com o DNA de uma outra bactéria que produz uma toxina capaz de matar alguns tipos de insetos que costumam consumir as colheitas de milho. Com a adição desse gene, o milho passou a produzir uma proteína que tinha essa toxina, fazendo com que o número de pragas que atacavam a colheita do milho fosse reduzido, contribuindo, também, para o aumento da produtividade. 

 De acordo com a Embrapa, até hoje não existem indícios que alimentos transgênicos causam danos comprovados à saúde dos seres humanos, isso não quer dizer, no entanto, que eles não causem danos ao ambiente. Existe risco ecológico por trás desse tipo de plantação. Assim como toda plantação monocultora em larga escala, é necessário uma área desmatada muito grande para possibilitar o plantio de certos tipos de alimentos. Por conseguinte, isso destrói a biodiversidade local, afetando, até mesmo, a microfauna da região

Referências:

idea_adm
idea_adm
Artigos: 15