BIOLOGIA SINTÉTICA EM JOGO

De cunho interdisciplinar, a biologia sintética envolve a construção de novos componentes biológicos e o re-design de sistemas biológicos naturais, o que revolucionou o meio científico e a sociedade tal qual a conhecemos hoje. Muitos são os exemplos das suas aplicações no nosso cotidiano, afinal as prateleiras estão repletas de alimentos de origem transgênica, não é mesmo? Além disso, a biologia sintética também pode ser reconhecida e presente por outros grandes feitos, como a clonagem da ovelha Dolly, um marco para o desenvolvimento de técnicas na área. Conhecendo essas e demais aplicações fica evidente a importância dos avanços dessa ciência, tanto em âmbito econômico, quanto socioambiental, por exemplo.

E é a fim de promover o desenvolvimento da biologia sintética, que atua a Fundação Internacional de Máquinas Geneticamente Engenheiradas, do inglês International Genetically Engineered Machine (iGEM) Foundation. O maior programa da fundação é a competição iGEM, mundialmente reconhecida e constituída por grupos de mais de quarenta e cinco países, o que forma uma rede global de desenvolvimento. Compondo esses grupos, há estudantes universitários e estudantes do ensino médio, equipes multidisciplinares trabalhando em um projeto próprio. Esse trabalho a ser desenvolvido pelos grupos da competição utiliza partes biológicas ​​e técnicas de biologia molecular como busca para solucionar problemas, ou seja, utiliza a biologia sintética como ferramenta ativa na formação de conhecimento. Isso abre um leque gigante de possibilidades, permite abordagens inusitadas e projetos singulares no meio.

O iGEM ainda conta com um banco de dados biológicos, que compreende uma coleção das partes genéticas utilizadas e desenvolvidas pelos participantes ao longo da competição, partes essas que podem ser utilizadas e melhoradas pelos times para o desenvolvimento de sua ideia. Esses dados são de grande valor e impacto para a comunidade iGEM e científica como um todo. A competição criada no MIT, no início dos anos 2000, conta com prêmios especiais e promoção de medalhas para incentivar os participantes a explorar o âmbito de disputa, a participação e o envolvimento, contando com o apoio e orientação dos jurados. Esses prêmios vão desde as medalhas de ouro, prata e bronze, prêmios voltados a categorias específicas, como de Melhor Projeto de Diagnóstico ou Melhor Projeto de Meio Ambiente, por exemplo, até prêmios especiais, voltados a práticas humanas, de inclusão e educação. Assim, além de promover o desenvolvimento no domínio científico, a competição também tem papel na integração interpessoal entre os desenvolvedores, na divulgação científica e na formação de uma comunidade de princípios colaborativos.

Referências

INTERNATIONAL GENETICALLY ENGINEERED MACHINE. About . Disponível em: https://igem.org/About. Acesso em: 23 fev. 2021.

ECYCLE. Biologia sintética: o que é e sua relação com a economia circular. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/4747-biologia-sintetica.html. Acesso em: 24 fev. 2021.

Autora: Gabrielly Carvalho de Mattos

idea_adm
idea_adm
Artigos: 15